Fabíola Tasca

Depoimento
Fabíola Tasca
Artista plástica com graduação pela Escola Guignard, professora aposentada em Universidade do Estado de Minas Gerais/Escola Guignard, pesquisadora. Natural de Juiz de Fora/MG. Doutora em Artes pela Escola de Belas Artes da UFMG, com a tese: "Por um conceito do político na arte contemporânea: o Fator Santiago Sierra". Bolsista CAPES em Doutorado Sanduíche na Cidade do México (2010). Algumas das disciplinas que lecionou em Escola Guignard: Crítica de Arte, Tópicos Especiais em Arte Contemporânea, Criatividade, Desenho II, Processos Expressivos, Expressão Bi-Tridimensional, Ateliê de Desenho: percursos e mapas, Curso livre Vida pedestre.
Prêmio Fiat Mostra Brasil (2006), com o trabalho-procedimento “Escritura”. Participação na residência internacional de arte contemporânea “Indiferencia. Encubrimientos & Escamoteos”, Curatoria Forense, Bogotá/Colômbia (2012). Realização da intervenção urbana "Primeira Pessoa" (2010), Barragem Santa Lúcia, Belo Horizonte, com financiamento do Fundo de Projetos Culturais de Belo Horizonte. Participação em Festival Internacional de Performance (VERBO 2013) com “Audiência Pública” 2ª versão, Galeria Vermelho, São Paulo. O texto “Além de todas as perspectivas: Caminhar” está entre suas publicações mais recentes, Revista Arte ConTexto, v. 8. Nº 19, maio, Ano 2024. Publicação do livro Plano de Carreira, em co-autoria com a estudante Maíra Botelho, pela nunc edições de artista, publicação financiada pelo Prêmio Estímulo ao Desenvolvimento de Projetos de Pesquisa da UEMG.
Entre projetos e procedimentos longevos, idealizou e coordena “próxima paisagem: escola de arte provisória”, residência de pesquisa com compromisso extensionista que reuniu três grupos próxima paisagem em visitação ao Córrego do Bação, Itabirito/MG entre 2014 e 2024. A exposição “Serras, ruínas e matas: pintura ao ar livre em Belo Horizonte” no Museu Mineiro, fevereiro 2025, curadoria Louise Ganz e Marina Frúgoli, constitui a exposição mais recente de seu trabalho.
Texto crítico para 5ª edição em obra project
























