Mário Azevedo
Vídeos
Mário Azevedo (Ubá, Minas Gerais, 1957) é artista plástico/visual e trabalha com desenho, gravura, pintura, objetos, fotografias e edições/publicações desde 1980. Fez mais de quarenta mostras individuais de seu trabalho, em galerias e instituições culturais entre Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e outras cidades. Seus trabalhos já integraram inúmeros Salões de Arte e mostras especiais, de caráter nacional e internacional, sendo premiado diversas vezes. Tem obras no acervo de importantes Museus e várias coleções particulares, no Brasil e exterior.
Fez Graduação (Desenho, Gravura e Licenciatura – 1981, 1983 e 1991) e Mestrado (Poéticas Visuais: “Desenhos e Pinturas – 1995/97”, 1999) na Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais, onde também lecionou Desenho e Pintura de1994 a 2019, até se aposentar. Fez Doutorado (Teoria, História e Crítica de Arte: “A obra-texto de Joaquín Torres-Garcia”, 2010) no Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com estágio-sanduíche na Université de Picardie Jules Verne, em Amiens, na França e Pós-Doutorado (“Amilcar de Castro/Escritos”, 2017) na Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Trabalhou também no Instituto Nacional de Artes Plásticas da Fundação Nacional de Arte e deu aulas (Papel artesanal e Gravura) na Escola de Artes Visuais do Parque Lage e no curso de Licenciatura em Artes do Instituto Metodista Bennett, no Rio de Janeiro. Em Belo Horizonte foi assistente e, posteriormente, chefe do Setor de Artes Plásticas da Fundação Clóvis Salgado/Palácio das Artes e lecionou (Desenho) na Escola Guignard da Universidade Estadual de Minas Gerais. Realizou algumas curadorias para exposições, participou de projetos editoriais de livros – livros-de-artista ou de conteúdos teóricos – e programas de trabalho coletivos, com grupos diversos. Ainda publicou textos e ilustrações na imprensa e manteve programa diário sobre artes plásticas na Rádio Geraes FM. Atualmente, vive e trabalha entre Belo Horizonte e São Brás do Suaçuí, em Minas Gerais.