top of page

Moacyr Laterza

Atualizado: 21 de out. de 2022


Filósofo.


Moacyr Laterza nasceu em Uberaba em 23 de setembro de 1928. Bacharelou-se em filosofia pela Faculdade de Santa Maria. Licenciou-se em Filosofia pela UFMG. É mestre em Filosofia pela Universidade de Notredame, nos Estados Unidos, e doutor pela Universidade de Temple, também nos EUA.


Na UFMG, ingressou na carreira docente em setembro de 1955, tendo se aposentado como professor adjunto em fevereiro de 1986. Além de filósofo, foi também poeta, tradutor e crítico e é autor de diversos trabalhos nos terrenos da filosofia, da poesia e da crítica de arte.


Entre suas realizações mais importantes, está a idealização e criação, em 1969, do Laboratório de Estética da Fafich, com o qual pretendia dinamizar as aulas de Estética e História da Arte. Entre as atividades do Laboratório, estavam a programação de aulas-espetáculo acompanhadas de projeção de slides, música, exposição de artes plásticas e poemas-catarses.


Laterza dirigiu o Laboratório de Estética da Fafich em duas ocasiões. A primeira, entre 1970 e 1976, quando deu início às atividades de pesquisa, visando à organização de acervo bibliográfico e fotográfico do Laboratório, sobre alguns aspectos da gárgula barroca mineira, Aleijadinho e o "barroco da Alegria", estilo neoclássico na arquitetura e na escultura ornamental de Belo Horizonte, A gestalt imaginária do barroco e atividades de extensão, figurando entre elas a participação nos Festivais de Inverno da UFMG, em Ouro Preto, com cursos de Cultura Brasileira e Estética.


Voltou à direção do Laboratório de Estética entre 1981 e 1984. Nesse período pesquisou os chafarizes de Minas Gerais e a promoveu a documentação das atividades artísticas de Belo Horizonte, nas áreas de música e artes plásticas.


> A Biblioteca da Escola Guignard-UEMG tem seu nome em sua homenagem.


22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page