top of page

Gordon Matta Clark

Gordon Matta-Clark (nascido Gordon Roberto Matta-Echaurren ; 22 de junho de 1943 - 27 de agosto de 1978) foi um artista americano mais conhecido por obras de arte site-specific que ele fez na década de 1970. Ele também foi um pioneiro no campo da arte gastronômica socialmente engajada.


Os pais de Matta-Clark eram artistas: Anne Clark, uma artista americana, e Roberto Matta , um pintor surrealista chileno , de ascendência basca , francesa e espanhola . Ele era afilhado da esposa de Marcel Duchamp , Teeny . Seu irmão gêmeo Sebastian, também artista, morreu por suicídio em 1976.


Ele estudou arquitetura na Universidade de Cornell de 1962 a 1968, incluindo um ano na Sorbonne em Paris, onde estudou literatura francesa. Em 1971, ele mudou seu nome para Gordon Matta-Clark, adotando o sobrenome de sua mãe. Ele não praticava como arquiteto convencional; ele trabalhou no que ele chamou de "Anarquitetura". [6] Na época do mandato de Matta-Clark lá, o programa de arquitetura de Cornell foi guiado em parte por Colin Rowe, um proeminente teórico arquitetônico do modernismo.


Matta-Clark usou vários meios de comunicação para documentar seu trabalho, incluindo filme, vídeo e fotografia. Seu trabalho inclui peças de performance e reciclagem, trabalhos de espaço e textura e seus "cortes de construção". Ele também usou trocadilhos e outros jogos de palavras como forma de reconceituar papéis e relacionamentos pré-condicionados (de tudo, de pessoas à arquitetura.



Self Portrait

63 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page