top of page

Louis Marin

Atualizado: 6 de jul. de 2020


Louis Marin (La Tronche, 22 de maio de 1931 — Paris, 29 de outubro de 1992 ), foi um filósofo, historiador, semiólogo e crítico de arte francês. (https://pt.wikipedia.org/wiki/Louis_Marin)


Nasceu em Grenoble, França, em 1931. Entre 1950 e 1954, frequentou a École normale supérieure, o centro de treinamento de maior prestígio em seu país. Até o início dos anos 1970, ele ocupou vários cargos no Institut français em Londres, na Embaixada da França na Turquia e na École pratique des hautes études em ciências sociais, onde retornaria em 1978 (já convertido ao EHESS) como diretor de estudos, depois de uma série de estadias em universidades norte-americanas.

Assistente inicial dos seminários de Algirdas Greimas nos anos sessenta, e em permanente intercâmbio intelectual com outras grandes figuras do pensamento francês, como Pierre Bourdieu, Michel de Certeau e Jacques Derrida, Marin produziu um trabalho extenso e fértil para várias disciplinas das ciências humanas e social. Sua pesquisa sobre o século XVII francês incorporou reflexões que transcendiam as fronteiras da era clássica e relacionavam seus problemas específicos com outros propriamente filosóficos, como a irredutibilidade entre textos e imagens, o conceito de representação, a maneira pela qual a transformação da força opera. potencialmente e institui o poder, os limites desse poder e a constituição do sujeito através do olhar.

Louis Marin faleceu em Paris em 1992.







70 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Zaha Hadid

bottom of page